(mas a noticia só saiu no Brianmay.com em 8 de jan de 2014)
Roger Taylor, baterista e um dos membro fundadores do Queen , que vendeu mais de 330 milhões de discos, vencedor do recorde do álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, o Queen Greatest Hits , 1981, não menos que os Beatles e Rolling Stones! Nosso músico é o criador de alguns dos sucessos mais memoráveis do grupo ( "Radio Gaga ", " A Kind Of Magic ", " Days of Our Lives " ... ), mas também o primeiro dos quatro a ir fazer trabalhos solo e criador de uma nova banda paralela o The Cross . Notícias do músico agora estão relacionados com o lançamento de seu 5o álbum solo, Fun On Earth (Universal) e a reedição de todo o seu catálogo solo e, finalmente, ajudando a preparar o filme sobre a vida de Freddie Mercury , seu amigo que nos deixou muito cedo, e foi fonte inspiração para muitos.Tudo isto justifica um bom jogo.
Roger , obrigado por ter nestes dia um pouco de anárquica. Notícias enriquecedoras para você neste momento. E em seu novo álbum lançado e intitulado Fun on Earth, uma canção política falou comigo : Unblinking Eye"...
Você escreve textos muitas vezes muito comprometidos em canções de seus álbuns solo , enquanto que, inversamente, o Queen foi definido como um grupo de entretenimento, absolutamente apolítico.
Outros membros do grupo recusaram suas canções políticas?Não, este não foi o caso, porque eu nem sequer me atrevi a oferecer-lhes !
Existem apenas três faixas de todo o grupo de composições do Queen , que fala de assuntos envolvidos "White Man" sobre o estado dos Indios americanos (A Day At The Races , 1976) , " One Vision " ( a Kind Of Magic , 1986) e " Innuendo " ( Innuendo , 1991), os dois últimos sendo suas criações , que coincidência!
Pondo pra fora sua carreira solo : em seu segundo álbum, a faixa-título "Strange Frontier " (1984 ), inspirado muito em B. Springsteen, fala da Guerra Fria : " Leve seus filhos enquanto ainda há tempo / mas você não têm para onde ir ... "
Isto pode não parecer tão forte hoje, mas a ameaça nuclear era muito assustadora naquela época e dolorosamente me fez lembrar de um outro tempo, quando eu era criança, durante a chamada invasão a Bahía de Cochinos (que fica na costa sul de Cuba), no início da década de 60 em que Kennedy e Kruschev eram rivais. Nós treinamos para se esconder debaixo da mesa o mais rápido possível em caso de alerta nuclear, que angústia! Mas, na verdade , todo o álbum foi escrito com um tom das " ameaças atômicas" pedaço por pedaço sobre nossas cabeças.
No álbum seguinte ( Happiness , 1994), o título " Dear Mr Murdoch " fala dessa imprensa marrom que existe na Grã-Bretanha e que Freddie Mercury, que estava doente, tinha sofrido tanto, ele foi assediado por paparazzi ...E nada mudou desde então ... Nossos líderes se recusam a aprovar leis que possam protegem a privacidade , como vocês tem na França. Eles preferem deixar o povo brutalizado com imagens e artigos bestificantes ... Nossos políticos são zero, eu não gosto !
Também neste álbum , a canção " nazist" , em 1994, criou uma polêmica ...Escândalo incrível em uma democracia! Ela fala de neo-nazistas que negam o Holocausto e apenas expressa o fato do que encontramos no caminho, eles não têm nenhuma chance! Eu assisti a um documentário na TV sobre a ascensão desse fenômeno na Alemanha e na raiva, a canção foi escrita nas duas horas que se seguiram. E por alguma razão que eu não posso explicar, o título funcionou muito bem, foi censurada pela BBC, e removida nas lojas de discos. Eles, é claro, receberam ameaças, mas eu acho que essa é a atitude correta a adotar para essas pessoas.
Neste álbum , a canção " Old Friend " é dedicado a Freddie, e no próximo álbum , Elétric Fire ( 1998), o título " Were are you now? " refere-se à ausência de um ente querido. Ainda é Freddie ?
No álbum Electric fire, tem "Pressure On"...., " eu penso em você e eu, temos crescido velhos / mas nós ainda sentimos que não somos livres. "Você acha que sua geração que experimentou a Swinging London era muito livre ? Tão livre ? Pense você! Nunca é demasiado grátis! Quando eu era criança, meus pais me deixavam fazer o que eu gostava , mas em um ambiente seguro. Eu odiava a escola , mas a nossa educação era boa e eu acho que não é realmente o caso hoje - computadores , na minha opinião, tomar muito na vida das crianças : elas tendem a substituir o contato humano .
Neste álbum de1998 , existe esta canção, " Believe In Yourself" "Eu pensei que era um perdedor / Eu perdi tudo o que eu fiz. " Ao que você estava se referindo?
Esta é uma mensagem muito simples para todos nós: eu odiava a escola , eu não era lá e eu realmente pensei que nunca iria fazer nada na minha vida! Apenas siga seus sonhos , acreditar em si mesmo , nada de ser revolucionário ...
Teve mais certeza, segurança, quando o grupo começou a caminhar pra frente? Eu estava confiante nas minhas capacidades para a bateria e o fato de que eu poderia cantar. Quanto à composição, não, eu tinha muito pouca confiança e me levou muito tempo e trabalho antes , penso eu, para chegar ao ponto. Os primeiros títulos que sugeri ao grupo foram muito ruins!
Como você se sentiu em seguida, quando uma de suas canções , "Radio Gaga " (The Works, 1984) escrito para o grupo, tornou-se pela primeira vez um grande sucesso? Claro, imenso orgulho ! Freddie, como designer fantástico, realizou um papel de liderança, foi o protagonista do sucesso do grupo e eu não acho que um dia começe a criar coisas como ele. Mas você deve saber que éramos amigos verdadeiros e a "ligação entre nós" tinha mais prioridade e força sobre o ciúme! Freddie sempre me incentivou a compor, como ele fez com o nosso baixista John Deacon, criador de hits como " Another One Bites The Dust " e " I Want To Break Free ". Finalmente, na 2a parte da carreira da banda, a seção rítmica assumiu a direção a cargo do mestre em termos de sucessos!
Sobre personagens: no álbum The Miracle (1989), a decisão ( da autoria das canções) é feita em nome de todos para acalmar as preocupações do ego, e coletivamente reafirmar todos os títulos. Foi uma iniciativa do Freddie, e foi fantástico! A idéia era parar de brigar para colocar o seu título como único e co- escrever juntos para melhor. Acho que isso mostra, de alguma maneira em termos de qualidade, o milagre de seu sucessor Innuendo (1991 ), quando comparado aos anteriores.
Voltemos para a notícia do seu último álbum, o que é a canção " Fight Club" ? Observando fiquei um pouco triste percebendo que a existência de qualquer ser , por causa de seu nascimento, está ligada a um determinismo social, difícil de extrair. Bem-vindo ao clube , onde ele vai tentar o seu lugar para lutar , enquanto tenta manter-se um homem com dignidade e respeito ...
Em seu novo álbum, que é o tema de "Quality Street" ? Ela fala de aspiração muito terra-a- terra por um sonho do trabalhador de uma casa, uma esposa, um carro. Encheria sua vida mas seu universo mental não permite o acesso a uma outra dimensão ... E contra todas as probabilidades , ele descobre um diamante que irá mudar o curso de sua existência, mas mantemos o mistério , é preciso ouvir a música !
Seu atual single "Sunny Day", passa muito tempo no rádio como um Hino á Alegria! Você se lembra de seu primeiro choque musical, no momento em que disse para si mesmo : " Isto é o que eu quero fazer ! "
Ah sim ! muito precisamente ! Tinha 7 anos, e "Rock Around The Clock ", de Bill Haley acontecia na BBC, que tapa ! E a rádio na época, era tão conservadora, tivemos uma escolha durante todo o dia entre Doris Day e Frank Sinatra , que a mediocridade !E então esta música tão diferente, com Elvis , um pouco mais tarde... Sim, os tempos estavam mudando , algo iria acontecer , estavam limpando as coisas empoeiradas ...Eu disse: "Eu quero ser parte disso!
E sobre o seu processo criativo ? Você escreve o primeiro texto ou a música ?Depende, varia ! Assim, " One Vision " (Queen , A Kind Of Magic , 1986), as palavras vieram -me em primeiro lugar, como uma espécie de poema no meio da noite ..Às vezes é o contrário: você encontrar uma boa progressão de acordes no teclado e em seguida, adapta o texto , por exemplo," Be With You " do novo álbum.
Eu acho que hoje em dia, a música é muito formatada. Para os contras, as mulheres ocupam mais espaço no cenário atual , o que eu gosto. Eu aprecio uma banda irlandesa chamada Sigur Ros , uma atmosfera que me enche os sonhos.
Você tem uma relação especial com a França ?
A mãe dos meus dois primeiros filhos é o francêsa. Eles receberam uma boa educação em casa, eles foram para o liceu francês em Londres e foram alunos brilhantes , estou muito orgulhoso deles. Eu acho que seu sistema de ensino é melhor do que o do Reino Unido.
Para promover o legado musical do Queen, você criou um grupo que reproduz os maiores sucessos: o QueenExtravaganza, que tocou na Inglaterra. Eles reproduzem à perfeição as tão ricas harmonias vocais que você ajudou a escrever com Brian e Freddie. Foi Fácil para você tocar bateria e cantar no palco? Você estava competindo com Freddie ?
Não, não em tudo! Ficamos braço-abraço uns dos outros, éramos um grupo! Freddie estava muito feliz por estar vocalmente apoiado, me estimulou a se perguntar se não era cansativo, mas eu adorei ! Ele pegava o (tom musical) do baixo , quando eu era por voto a 2o segunda voz e havia um alinhamento natural entre nós, é como se estivéssemos brincando de gato e rato vocalmente !
Sobre a cena após a turnê do lançamento de seu último álbum solo até o momento (Electric Fire, 1998) , você não disse que queria voltar, você mudou sua mente hoje?
Em nossas mentes , não foi , como você imagina, substituir Freddie, mas foi por um tempo determinado , para ser associado com outros cantores . O fato de que Freddie era um grande fã de Paul , vocalista do grupo Free, foi fundamental para a nossa escolha. Grande foi o período entre 2005 e 2008 e muito agradável. Mas, no fundo, Paul é um cantor de blues e eu acho que interpretar no palco "I Want To Break Free " deve pesar para ele! ficamos muito bons amigos e não é dito que eu não acabaremos no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário