quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Roger, nova entrevista: revista Classic Rock


'Éramos apenas um Heavy Rock Band' -por Matt Wardlaw , 21 de outubro de 2014 - Taylor falou com o Ultimate Classic Rock sobre os novos lançamentos, bem como suas atividades com o Queen, tanto do passado e do presente.
Por mais de 40 anos Roger Taylor, baterista  foi o "kit por trás do Queen" E nesta posição viajou o mundo várias vezes, sendo parte de uma a experiência musical mágica que um músico poderia esperar ter. Nesse período, também encontrou tempo para se envolver extensivamente em trabalho próprios, lançando álbuns solo e também com sua banda independente e separada do Queen, o The Cross. A Omnivore Recordings recolheu o material de todas as suas viagens independentes em 2 novas coleções. ('BEST Coleccion'), que sai em  27 outubro, com 18 faixas que cobrem sua carreira solo que começou no final dos anos 70 aonde foi a sua estréia. Esta compilação estará disponível em CD e vinil, com muitas das faixas fazendo seu debut vinil pela 1a vez. A 2a coleção é o conjunto ('The Lot') que oferece um mergulho mais profundo em toda sua obra e estará nas lojas em 10 de novembro. A coleção apresenta a totalidade da produção solo de Taylor. São 12 CDs incluindo quatro discos de singles e remixes, além de um DVD de conteúdo de vídeo adicional e um livro de 64 páginas.
1) Com 8 álbuns de trabalho,muito para escolher. Como você chegou ao último lote de material que estamos ouvindo no "BEST"? O que fez cada uma dessas músicas realmente se destacam em sua mente? Bem, eu queria a opinião das pessoas, realmente. Então as músicas foram colocadas junto com o que as pessoas parecem pensar que foram as melhores. Outro dia as ouvi no carro e pensei que se conectam juntas muito bem. Eu não gasto muito tempo ouvindo as minhas coisas. Acho que você fica tão envolvido com o material quando você está trabalhando nisso. E quando você mexe com o material alguns anos mais tarde, às vezes é uma agradável surpresa. Realmente é uma boa reunião de canções. Elas são provavelmente, as faixas mais acessíveis. 
2) Depois, há o Box, que reúne todos os seus álbuns solo. A partir do final das coisas, o que envolveu colocar tudo junto? Bem, foi apenas uma grande ideia e a gravadora fez questão de fazê-lo e pensei: "Bem, como é bom ter todas essas coisas e poder disponibiliza-las e lança-las em uma caixa." isso é ótimo. Eu tenho várias caixas que tomam metade da minha vida e é simplesmente fantástico ter tudo lá reunido em uma coisa só. É como amarrar um pacote e fazer uma limpa, uma arrumação. Então eu sinto que posso seguir em frente agora. [Risos.]   
3) Coleções como estas são boas, muitas vezes porque coisas que estão fora de catálogo não?-- Está certo! Eu acho que algumas coisas que fiz acabaram esquecidas e ficaram para trás pois estavam sempre esgotadas novamente. Mas você está certo e isso é ótimo. É muito bom ter tudo em uma caixa. Estou muito satisfeito com isso. Eu tenho que te contar uma história engraçada: temos trabalhado nesta caixa juntos por meses. E eu acabei por obter uma caixa da fábrica. Na minha enorme emoção, rasguei o papel celofane e abri. Não havia CDs dentro! [Risos.] Houve um pequeno problema na fabricação. Fiquei imaginando: as pessoas pagam pela caixa e ela está incompleta! Mas o livro estava lá!
4) O Queen foi uma banda de frequência em que a tecnologia de gravação era usada e abusada ao máximo. Da mesma forma, alguns de seus trabalhos solo destas coleções apresenta uma série de camadas e efeitos. Você provavelmente se acostumou a trabalhar de uma certa forma como Queen. Eu estaria interessado em saber como você se aproximou do ponto de vista individual e adquiriu seu controle próprio e completo e seus pensamentos e trabalhos passavam a ficar bem longe do Queen musicalmente.. Eu queria fazer coisas diferentes em momentos diferentes. Fazer algo um pouco psicodélico no 1o álbum, 'Fun In Space. Mas sabia que era a única instrumentação e voz sobre ele. Estava muito interessado em ser, percebi que tinha que usar o estúdio de forma total, com toda sua capacidade. Usar todas as camadas overdubs e os e-trackings duplos, que estavam disponíveis. Não foi fácil, era só eu e todos os truques que sabia. Mesmo com algumas das faixas no estilo Queen, tentei reproduzir a faixa da bateria e percussão, sem ninguém. Mesmo estando lá, não tivemos cliques ou máquinas de bateria, literalmente eu tocava uma música que vinha da cabeça. Há cerca 3 ou 4 exemplos no Queen disso, é bastante interessante. É uma grande técnica.
5) Acho que o seu tipo de exposição de trabalho solo para as pessoas que não têm conhecimentofizeram notar você como alguém que pode tocar um monte de diferentes instrumentos. Isso  provavelmente permitiu-lhe deliciar-se com elementos diferentes de criatividade que de outra forma você não tinha a chance de se envolver, de provar.  É absolutamente certo. Eu era capaz de se expressar, mas de uma forma egoísta. Foi ótimo, porque era só eu o culpado. Foi uma espécie de extensão da personalidade no seu tempo.
  6) Ao mesmo tempo, quanto a percussão, essas gravações não sofreram. Parece que em algumas dessas músicas, o elemento percussivo da música foi amplificado. Você se sente com um pouco de licença extra para ir um pouco mais longe e mais além da área em que você trabalhava normalmente com o Queen. Acho que sim. Quero dizer, se você ouvir discos de qualquer guitarrista, vai ouvir um monte de guitarra nele. É sempre uma luta, geralmente todo mundo acha que a guitarra deve ser mais alto no mix, com certeza. Obviamente, quando se tem a chance, você pode fazer do seu principal instrumento de trabalho, a coisa mais alta na gravação. Eu não necessariamente acho que é sobre tudo isso. Existe uma grande quantidade de elementos percussivos. Provavelmente no início dos trabalhos solos, bem mais. Obviamente, gosto dos tambores e bateria para serem ouvidos. São importantes... (risos)
7) Quando você está em uma banda de sucesso como o Queen você começa a ter esses pensamentos sobre fazer algumas gravações próprias, de como é difícil encontrar a confiança para sair do mundo que te cerca e isso é normal? Quanto a pressão, isso é a coisa mais difícil para se adquirir confiança. É tão subjetivo e intrinsecamente você. Também tivemos "um inferno" com o vocalista, foi complicado. Todos na banda sempre apoiamos o trabalho solo dos outros. Entendemos, se John Deacon, Brian May, ou mesmo Freddie Mercury quisessem  fazer algo próprio, "sim, tudo bem. Hey, boa sorte. Estávamos habituados a tocar em material solo do outros de vez em quando. Freddie cantou em uma das minhas músicas. Foi bom, foi tudo amigável. 
8)"Fun On Earth" foi o seu 1o álbum solo em 15 anos. Sem dúvida, você se manteve ocupado ao longo desses 15 anos. O que o trouxe de volta finalmente fazer outro álbum solo? Eu tenho a sorte de ter um estúdio aqui onde eu moro e foi um acúmulo de trabalho. Não foi rápido, era bastante lento... No final, foi uma espécie de reunião de tudo isso e pensei em recolher tudo em um álbum. Em seguida fazer as gravações coerentes. Mas realmente foi o resultado de um acúmulo de várias coisas durante um longo período.

9) Qual é o seu processo de escrita nos dias de hoje? Você ainda escrever em uma base regular? Não, é muito irregular. Se eu tiver uma idéia [Risos.] - E as boas ideias normalmente se desenvolvem super-rápido, é nelas que você mais trabalha e as que menos tendem a ser bem sucedida como um trecho de trabalho. Se demorar muito tempo para dar forma e fazê-la funcionar, ela provavelmente não será a melhor ideia em primeiro lugar. Poderia começar no piano ou com algumas palavras e ai começar a escolher, delinear o caminho. É um processo muito casual. Eu simplesmente não sentaria e trabalharia escrevendo uma canção como um romancista ou algo assim.   
10) O Queen saiu em turnê este ano com Adam Lambert. As pessoas têm estado muito felizes com a chance de ver a banda em arenas de novo aqui nos EUA. Como foi para você, voltar e sair em uma longa turnê? Durou  cerca de quatro meses, porque nós fomos para a Ásia e Austrália também. Eu tenho que dizer, foi ótimo. Nós nos entendemos tão bem com Adam. Ele se instalou, se deu tão bem com a gente. Trouxe muito para o show. É um grande frontman, estava ótimo e canta muito bem. Seu estilo é muito adequado para a nossa música. E algumas de nossas coisas são bastante teatrais. Ele é o maior. Então nós realmente tivemos uma liga que veio nos shows. Fomos muito bem atendidos e bem recepcionados.  Em cada cidade foi ótimo. Foi uma experiência muito grande e estou muito feliz. Vamos seguir em frente e fazer a Europa em janeiro e fevereiro. É tudo de bom. 11) Após a corrida europeia que você mencionou, que tipo de pensamentos ocorrem? Você querem gravar com Adam? Eu acho que seria ótimo fazer alguma coisa, sim. Não é um álbum, provavelmente. Ele tem suas próprias coisas para fazer, e isso é muito mais uma prioridade para ele. Eu acho que seria muito interessante, porque sua voz é tão extraordinária e acho que nós poderíamos fazer algo grande com ele. Eu não vejo nenhum fim para as possibilidades e potencial de Adam Lambert. Ele é um artista fabuloso, acho que seria muito interessante fazer algo com ele.

12) Há uma nova compilação Queen saindo em 10 de novembro chamado 'Queen Forever'. Há algumas coisas interessantes sobre essa coletânia, incluindo algumas faixas inéditas. Você pode nos contar um pouco sobre o processo de obtenção para as faixas do lançamento? Em poucas palavras, Brian e eu trabalhamos em 3faixas. A faixa com Michael Jackson There Must Be More To Life Than This, é um antigo registro com Freddie. Essa música ele gravou ao vivo com Michael, mas tivemos a nossa versão uma versão muito simplificada, com linhas alternadas. Então pedimos a William Orbit, que a fizesse  um mix mais favorável ao rádio. Ela tem alguns versos alternados, por isso é muito diferente. São duas versões muito diferentes. A versão do álbum é a versão de William. Outra faixa, "Love Kills", foi um recorde com Giorgio Moroder e Freddie solo. Mas nós atualizamos esse registro sem dizer nada a ninguém. Brian apenas teve a ideia de fazer isso em uma meia hora, apenas substituindo completamente a instrumentação, trazendo um novo tipo de gravidade para a música que melhorou muito. É uma bela performance vocal de Freddie. A terceira faixa é uma música antiga do Queen:'Let Me In Your Heart Again' - que nunca realmente terminamos. Quando estávamos gravando 'The Works' em LA, Brian e eu apenas fizemos um pouco mais de trabalho sobre ela, acrescentando um pouco de backing vocal a canção, que ficou grande. Você pode ouvir a antiga seção ritmo usada pelo Queen em pleno andamento e se soa bem para mim!

  13) Em última análise, a banda  lançou 7 álbuns em 6 anos, começando com a estreia, em 1973, que foi um período atividade. Criativamente, o quão difícil era para manter esse ritmo de escrever, gravar e lançar álbuns e em seguida, a turnê de divulgação dos álbuns. É isso mesmo? Eu não sabia disso! Foi realmente álbum, turnê, álbum, turnê. Realmente sem parar, muito bonito. Foi difícil. Nos acostumamos a ele. Sabe, no começo, nós sempre montávamos o material que se tinha e então íamos ensaia-lo. Quando nós realmente conseguíamos fluência no andamento, tínhamos apenas que transformar isso tudo no estúdio e tentar escrever, ver o que saiu e em seguida, vir com o material. Tenho certeza que alguns registros tiveram qualidade sofrida e devia ter, isso foi inevitável. Mas nós meio que se acostumamos a fazer isso de uma maneira diferente pois não havia muito tempo para escrever, ensaiar e depois gravar. Tínhamos que fazer e colocar tudo no mesmo período de tempo.  14) Do seu ponto de vista, o quão importante foi Roy Thomas Baker, no processo Queen de gravação? O que ele trouxe para a mesa? Ele trouxe uma certa dose de disciplina, um monte de cinismos [risos] e uma paixão por sobremesas engordativas e gostávamos de sua comida. Ele era muito disciplinado e rigoroso no início. No final, nós nem ligávamos mais.[Risos.] Mas ele sempre acertava. A trilha tinha que estar certa. Gostávamos de fazer um monte de pedaços e trechos antes de dar certo. Porque eram coisas muito diferentes, você tinha que começar tudo muito bem e tudo ao mesmo tempo.
15) O recente lançamento do Queen Rainbow'74 fez um monte de gente muito feliz. Aquele comentário que ouvi foi que lembra o quão pesado o Queen foi  foi na década de 70. Sim, quero dizer que o show me surpreendeu quando pude ouvir novamente. Eu não tinha ouvido  isso há anos. Coloquei no carro e pensei: "Uau, isso é realmente pesado!" Estava a caminho do ensaio com Adam, Brian e a banda para a turnê americana e disse: "Olha, por que não fazer e começar com um par de canções mais antigas. Estes que usamos para tocar. Uau, elas são pesadas Antes tínhamos hits, éramos apenas uma banda de rock pesado. Então as pessoas poderão pensar de nós de forma diferente depois de ter ouvido isso tudo, era o que éramos. Fiquei muito satisfeito com a forma como Rainbow e tudo acabou. Parece ótimo e soa bem.
    16) Foram poucos lançamentos de material ao vivo do Queen na década de 80, então acho que as pessoas estavam muito felizes em receber algo dos anos 70. O que mais há nos cofres disso? Muito pouco. Eu acredito que temos nosso concerto gratuito no Hyde Park, mas eu acho que não está completo e não acho que particularmente é de boa qualidade. Eu não consigo pensar em mais nada. --- O que mais diria as pessoas? Eu gostaria de agradecer a todos que vieram e nos viram na turnê. Isso foi ótimo e ainda estamos aqui, ainda estamos vivos e gostando. Tem sido um bom passeio. Queen é o trem não pára nunca, eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário