(fonte: queenheaven.com.it - Itália) - Domingo, 09 de agosto foi dia para lembrar o último show do Queen com Freddie Mercury que aconteceu em 1986, " Queen Live at Knebworth". Este é o show geralmente lembrado como o último concerto do Queen na formação original, com Freddie Mercury e John Deacon, Brian May e Roger Taylor.
Em 1986, o Queen estava no auge de sua carreira, tinham saído de uma relativa obscuridade no início dos anos 70 para um enorme estrelato internacional na parte posterior da década. Em 1976 conseguiram atrair uma enorme multidão no seu concerto gratuito no Hyde Park. No catálogo da banda, músicas de muito sucesso como "We Will Rock You" e "Bohemian Rhapsody", Somebody to Love... Eles eram o tipo de banda que chamaram a atenção de um público muito vasto. Como sua música tinha um toque de peso, além de ser melódica e com estilos variados, era acima de tudo, muito cativante. Eles também tinham, como todas as bandas enormes parecem ter, um frontman que atraiu homens e mulheres, sob a "pele" de Freddie Mercury. Freddie era simplesmente ultrajante: ele agitava, acompanhava a todos quando necessário, se desenvolvendo e crescendo enormemente no palco! O público adorava!
O SHOW... Queen apresentou a maioria de seus maiores sucessos. A resposta do público foi arrebatadora, os relatórios são que o som foi excelente e todos tiveram uma boa visão, graças ao grande ecrã em cima do palco. Numa retrospectiva, podemos definitivamente dizer que com este grandioso concerto em Stevenage, o Queen cumprimentou o público em grande estilo e forma, tocando na frente do maior público no Reino Unido até então! Os números oficiais falam de cerca de 120.000 fãs, embora algumas fontes, talvez mais plausíveis, falam de cerca de 200.000 pessoas! No entanto, em torno deste concerto, se criou um pouco de mistério e uma certa quantidade de lendas
Partindo e começando... desfazendo as lendas O que se conta a respeito desse dia é que... De acordo com relatórios do promotor da turnê, Harvey Goldsmith e do gerente de turnê Gerry Stickells, a data em Knebworth não estava prevista no programa inicial da Magic Tour, que seria concluída em 5 de agosto em Marbella, Espanha. Em segundo lugar, quando relatada por eles no documentário em VHS Mágic Years, o show de Knebworth foi de fato acrescentado e anunciados após as duas datas no Wembley Stadium e em Newcastle terem grande velocidade nas vendas e enorme demanda por bilhetes. Brian May relatou mais tarde, por ocasião do lançamento em DVD do concerto de Wembley, que os pedidos de bilhetes eram tão altos que eles poderiam encher Wembley para 5 ou 6 noites consecutivas. Portanto, depois de considerar as solicitações e de pensar, foi acrescentado de última hora outra data no final e que foi anunciada depois que a turnê começou.
Na verdade, as coisas foram um pouco diferente. Esclarecendo: -- No início da turnê, a data de Knebworth já estava planejada e agendada, em parte porque era impensável adicionar um show tão grande neste local, durante a noite. Era provável que Knebworth não tinha sido planejado quando se começou a pensar sobre onde se organizariam os shows da turnê. Mas uma vez que as datas dos concertos individuais foram sendo anunciadas uma de cada vez, de acordo com o local que conseguiam fechar com os promotores locais e os bilhetes colocados à venda, houve uma enorme procura e era tão alta, que foi decidido adicionar outra data. Mas como Wembley não estava mais disponível para uma terceira data em julho, o Queen teve que 'move-se' para outro local, ai escolheram o Knebworth Park em Stevenage, o maior espaço que o Reino Unido poderia oferecer.
Na verdade, o local já havia sido informalmente reservados previamente com o promotor da turnê, Harvey Goldsmith, com a idéia de que Wembley não seria suficiente e teria exigido uma outra data no Reino Unido. Ai, com antecedência reservaram o parque para o Queen. A data-limite para a reserva do parque era 09 de agosto de 1986. E não houve problemas, pois a procura de ingressos foi enorme o que convenceu o Queen a confirmar o show no parque que ao ser anunciado teve em 1 dia 30 mil bilhetes vendidos! Spike Edney recorda: "Pedidos para ver o Queen tinha sido tantos que você pode fazer uma terceira noite em Wembley, mas não foi possível. Assim, o tour manager Gerry Stickells sugeriu organizar um grande concerto ao ar livre em Knebworth e a banda só aceitou depois que ele garantisse a casa cheia '. Felizmente tudo deu certo.
E em seguida vem a propaganda nos meios de comunicação com o nome do evento: A Night Of Summer Magic, com data, hora, local, e a banda de apoio. É óbvio, e não poderia ser de outra forma, que um concerto importante e impressionante como Knebworth Park não poderia ser organizado em duas semanas e que era de se esperar, foi pensado e planejado desde o início. A tese espalhada nos documentários de TV que diziam que o último concerto do Queen foi organizado em poucos dias para atender a demanda enorme para os fãs foi definitivamente romântica e inesperada. Mas isso não é verdade. No entanto, foi o último concerto do Queen completo e clássico. Ninguém na época teria pensado que seria. Nem mesmo o Queen. Freddie inclusive. Talvez.... E filmagens oficiais, houveram poucas, mas um fã conseguiu filmar o show e assim foram as únicas imagens gravadas deste importante concerto. Elas são imagens meio ruins, mas claro são muito válidas e bem significativas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário