sábado, 8 de agosto de 2015

Características vocais: Freddie Mercury e Adam Lambert

Resultado de imagem para freddie mercury live
Freddie Mercury sempre foi unanimidade como uma das melhores vozes e performances ao vivo do Rock. Que ele é insubstituível e inigualável, isso é indiscutível.  Roger Taylor e Brian May sabem muito bem disso e sempre fizeram de tudo para não deixar que o legado do Queen caia no esquecimento. Isso mantém o repertório do Queen sempre muito atual, conseguindo conquistar até uma nova geração de fãs. Confira então matéria muito boa com análise da voz de Freddie Mercury em matéria do site Whiplash.com http://whiplash.net/materias/curiosidades/201096-queen.html
 
Resultado de imagem para Adam Lambert e queen
E baseados no princípio de que o Show deve continuar e porque gostam de tocar ao vivo, resolveram reativar os shows da banda, mesmo sem a presença do baixista John Deacon. Primeiro foi com Paul Roger nos vocais que resultou em uma bela turnê mundial de sucesso. Depois que Paul Rodgers saiu da banda se juntaram com Adam Lambert em uma outra grande turnê mundial que explodiu em um sucesso ainda maior e que agora em setembro fará sua passagem pela América do Sul. Adam também tem tido uma carreira solo de sucesso e com um álbum 2015 muito bom. Então vamos conhecer um pouco mais a voz de quem agora toma os vocais da banda.
 
A VOZ DE ADAM LAMBERT
Agora a uma análise da voz de Adam Lambert feito por um profissional da música Alcance Vocal: A2 – A5 ( Lá 2 – Lá 5) // Oitavas: 3 Oitavas // Voz Plena: A2 – A5 ( Lá 2 – Lá 5) // Oitavas: 3 Oitavas // Alcance Controlado: A2 – A5 ( Lá 2 – Lá 5) // Oitavas: 3 Oitavas // Tessitura Vocal: D3 – B4 (Ré 3 – Sí 4) // Oitavas: 1 Oitava e 5 Notas  // Gêneros Musicais: Pop Rock, Rock...

Timbre e Registros
Seu timbre é comumente demonstrado de forma agressiva e intensa, produzindo um som mais dramático e grandioso por conta de seu repertório de considerável complexidade. Cantando em uma tessitura extremamente alta para um homem de sua idade, Adam ostenta uma voz metálica, vibrante e álgida que se adéqua a sua persona on stage em detrimento de seu natural tom de emissão sem efeitos vocais complexos. Em suas interpretações os Eus Líricos em grande parte das canções são incorporados de forma deveras teatral e emotiva, abrindo margem para sua voz de considerável tamanho brilhar com suas distintivas notas agudas “beltadas”.

Resultado de imagem para adam lambert liveSeu registro agudo pleno é extremamente extenso, potente, metálico e descoberto, porém não aparenta ser primorosamente dúctil, já que só é demonstrado em notas da base da quarta e toda a quinta oitava em dinâmicas de F (Forte) em diante e nunca em P, PP, PPP (Piano, Pianíssimo, Molto pianíssimo) – vale ressaltar que sem recorrer ao falsete ou voz de cabeça  (Fazendo uso apenas do registro misto) Adam atravessa praticamente toda a quinta oitava e não adentra a sexta por conta de 2 tons. Falsete e voz de cabeça marcam presença em poucos momentos de seu canto, o que não significa que não poderia desenvolver certa perícia na execução de ornamentos neste registros – em algumas raras ocasiões pode-se conferir que o interprete não demonstra significativo revés com o passaggio – mas mesmo assim são deixados de lado para dar lugar a som mais característico do rock.

Resultado de imagem para adam lambert cantandoSua região média é naturalmente quente, delicada, emotiva e mesmo seu repertório e personalidade não explorando tais qualidades com afinco, estas características de seu timbre são perceptíveis em melodias de andamentos mais vagarosos e ralentados. Sua emissão se faz sólida e plástica até por volta de um A agudo acima do centro C, se iniciando em um G# da terceira oitava, tendo é claro predominância do registro de peito em sua emissão enquanto se mantém nesta faixa de notas, a fim de corroborar sua personalidade vocal – que usa do belting boa parte do tempo para evitar, de forma salubre, a passagem da voz para o falsete/voz de cabeça, lhe proporcionando um condicionamento vocal superior ao da média de interpretes Pop em acuidades semelhantes com respeito a seus respectivos tipos vocais e tessituras.

A região grave de sua voz é decentemente emitida, mas por manter-se em tons bastante agudos a maior parte do tempo, Adam tende a ficar ofegante por conta do aumento de ar que as notas graves exigem em sua execução e acaba perdendo significativamente ressonância e estamina quando tem de adentrar a base da terceira oitava.

Histórico Vocal- Ainda de cabelos loiros, na graduação do High School, em 2000, Adam e seus 18 anos já demonstravam grande conforto em performances ao vivo, cantando em uma estética mais contida e com um timbre mais aveludado, rico e quente. Neste período não existem gravações suficiente para traçar um perfil fidedigno de seu canto, apenas uma performance em sua formatura. Já em 2004 podemos conferir uma performance mais teatral em um DVD de um musical que tornou-se viral depois de seu sucesso, demonstrando o timbre de Adam de forma mais próxima da que o consagrou em 2009. Aqui, seu registro superior já pode ser conferido na costumeira forma metálica e potente que perpetuou as rádios em seu apogeu comercial.
 
Resultado de imagem para Adam Lambert 2004Em 2009 seu timbre demonstrava estar mais frontal e agressivo. Adam demonstrava maior identidade artística neste período por dispor de maior liberdade e até mesmo necessidade para tal já que competia em um Reality. A agilidade no topo de sua tessitura e alcance marcava presença de forma mais extravagante, assim como o drive nas notas agudas em registro misto, tudo em prol de uma postura mais imponente e segura. Atualmente sua voz segue a mesma premissa. Seu timbre, habilidades vocais ou cênicas não sofreram alterações significativas neste período de tempo.

 
Pontos Negativos---- Adam tem uma super voz e dispõe de um registro misto incrivelmente firme e extenso. Seu topo de sua extensão no mesmo pode estar sendo exposto com uma questionável técnica de emissão, já que foge em quase uma oitava a faixa de notas de um interprete masculino com uma voz naturalmente aguda, evitando exageradamente o passaggio para um registro mais leve com o “agravante” de uma embocadura que foge ao ideal em um padrão ótimo de emissão de canto (O famoso formante redondo). O posicionamento de sua língua durante a execução das citadas notas agudas é sempre frontal e reto para evidentemente evitar tensão na base da mesma para facilitar a execução do mix em acuidades estratosféricas, porém é perceptível em algumas performances que este posicionamento torna-se levemente exagerado cobrindo até mesmo os dentes inferiores.
 
Resultado de imagem para adam lambert and queen these are the days of your life united kingdom
Resolução e a melhora dos Pontos Negativos Previamente é necessário frisar que cada interprete dispõe de peculiaridades extremamente particulares com respeito a suas habilidades como cantores e que o senso comum em técnica convencional salubre é sim relevante e cientificamente provado e aprovado por profissionais capacitados, mas nem sempre uma afirmação que não está sujeita a exceções. Adam pode não estar sofrendo consequências negativas na execução de boa parte das notas de sua emissão na quinta oitava, mas os extremos e o formante “espalhado” da boca podem ser evitados visando longevidade vocal, adotando uma embocadura mais oval. Um repertório que vise valorizar outras regiões e dinâmicas de sua voz com o decorrer dos anos também pode contribuir para um envelhecimento saudável de suas pregas vocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário