May estava falando em um evento para promover a terceira edição do Festival Starmus, que reúne os astronautas, os astrônomos e entusiastas do espaço em um programa de apresentações científicas a ser realizado em Tenerife em 2016. Brian, que completará 68 anos em julho não só é amplamente considerado como um dos melhores guitarristas de rock de todos os tempos, mas também um cientista muito respeitado, que visitou Tenerife pela primeira vez em 1970 para trabalhar no Observatório del Teide como parte de seus estudos de doutorado. Visitou a maior das Ilhas Canárias, "muitas vezes" para umas férias em família e trabalho."Os pontos de vista do cosmos lá em cima [Observatorio del Teide] são surpreendentes", disse ele."Uma bela vista para a Via Láctea e a luz zodiacal é obtido." O fenômeno (luz zodiacal), é melhor visto na primavera e no outono, é causada pela luz solar que reflete poeira espacial e foi tema da tese de doutorado de Brian. Tenerife tem um lugar especial no coração de Brian May."Eu também tenho visto a gegenschein [ou um leve brilho no céu noturno mancha associada com a luz zodiacal] lá, o que é algo que não muitos astrônomos já viram." - "A atmosfera em Tenerife é muito transparente e têm sido pioneiros em controlar a quantidade de poluição luminosa, por isso é um lugar maravilhoso para observar as estrelas", acrescentou.
O que está faltando em sua lista?"Uma das minhas ambições é a escalar o Monte Teide. Eu fiz isso uma vez quando eu era um estudante e gostaria de repetir a experiência." - "Eu tive um monte de problemas no joelho nos últimos anos, mas eu coloquei uma prótese nele recentemente, então seria ótimo para fazê-lo", acrescentou. Demonstrou em voz alta seu desejo de ter suas cinzas espalhadas em Tenerife, mas esperemos que não seja em curto prazo. Trata quase 24 anos após a morte de Freddie Mercury, vocalista do Queen. Apesar da popularidade mundial permanente de Mercury, a localização de suas cinzas depois de ser cremado no cemitério de Kensal Green em Londres, continua a ser um segredo bem guardado. Se o desejo chegar se materializa para May, Tenerife poderia tornar-se um lugar de peregrinação para os fãs do Queen. Brian, que também escreveu a canção '39 narrando um astronauta viajando pelo espaço só para voltar à Terra 100 anos mais tarde e encontrar-se uma vítima do paradoxo relógio Einstein, em que ele teria a sensação de ter percorrido apenas um ano, enquanto todos os seus entes queridos já teriam morrido há muito tempo, também expressou interesse no espaço - o destino da viagem final. - "Gostaria de sentar lá na Estação Espacial Internacional e em silêncio e observar a Terra do espaço. Que canção? ... dizem que não há atmosfera [risos]. Eu acho que teria que ser 39 ou I Want It All e saber que você nunca chegará a faze-lo porque está ficando um pouco velho para isso ", disse ele. Brian May estudou no Observatório del Teide na década de 70.
Brian May e o físico Stephen Hawking |
O tema para o próximo ano Starmus Festival é "Beyond the Horizon - Homenagem a Stephen Hawking. Professor Stephen Hawking, físico teórico, que foi recentemente o foco do filme The Theory of Everything, estrelado pelo ator premiado com o Oscar, Eddie Redmayne, também esteve presente no Royal Astronomical Society, em Londres para anunciar os detalhes do festival. Ambos Brian May como Stephen Hawking participarão no festival em 2.016.
Outros palestrantes de renome que farão a sua aparição no Starmus incluem o astronauta Coronel Chris Hadfield, mais conhecido por sua atuação em YouTube Space Oddity de David Bowie, realizado a bordo da Estação Espacial Internacional, e Lorde Martin Rees, astrônomo real. O festival culminará com a Starmus Part Teide, uma festa na paisagem idílica do Parque Nacional de Teide, com Brian May e Rick Wakeman, entre os participantes."Os seres humanos são os macacos com um senso exagerado muito míope de sua própria importância", disse Peter Gabriel, o ex-vocalista do Genesis e membro do Conselho Consultivo Starmus Festival.-"Mas há poucas coisas melhores do que deitar no chão em uma noite quente de verão assistindo a um céu claro e estrelado para expandir e explorar a noção de quem somos e de onde nós realmente pertencemos nesta imensa tela.""
Os músicos vão explorar e definir o que existe dentro de nós, astrônomos exploram e definine o que existe fora de nós, e é o que eu amo sobre Starmus", acrescentou. O Festival Starmus terá lugar em Tenerife a partir de 27 junho - 2 julho de 2016. Para obter mais informações e reservas, consulte: starmus.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário