quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Brian May fala sobre Boh Rhap nos 40 anos do hit

Resultado de imagem para bohemian rhapsody
(brianmay.com 29 out 2015) Bohemian Rhapsody celebra seu 40º aniversário em 31 de outubro de 2015. O guitarrista Brian May recorda a criação da canção, e porque ele nunca vai ficar cansado de ouvir isso.
Quantas canções tornam-se tão arraigadas na cultura popular que ganham o seu próprio apelido? Não são muitos mas Bo Rap é uma delas. A ópera rock de seis minutos, foi no Natal número um duas vezes, fez parte da trilha sonora de uma cena crucial do filme "Quanto mais idiota melhor" (Wayne World), e vendeu 2,44 milhões de cópias só no Reino Unido. Nada mal para uma música que a gravadora disse que nunca iria ser tocada na rádio. Escrito pelo vocalista Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody foi cuidadosamente gravada em seis estúdios diferentes, empurrando a tecnologia de gravação dos anos 70 para os seus limites. Multi-tracks 'bismillahs' da canção e 'scaramouches' overdub foram tantas vezes que a fita se tornou praticamente transparente. Mas a banda nunca perdeu a fé na faixa. "Todos nós percebemos que era algo maravilhoso e nós deveríamos dar o nosso coração e alma", diz Brian May.

Para marcar o 40º aniversário, o guitarrista voltou a olhar para o processo de escrita, o  vídeo da música e a ressurreição dela no filme Quanto mais idiota melhor .... 

O INÍCIO Não houve demonstração. Era tudo na cabeça de Freddie e em lotes de pequenos pedaços de papel, que ele usou para fazer anotações sobre. E eu quero dizer, literalmente, observava. Ele colocar A ♭, C♯, D ♭ em pequenos blocos. Assim, Freddie tinha o quadro em sua cabeça e ele estabeleceu: Roger Taylor, na bateria e John Deacon no baixo em cada pedaço, como uma faixa de apoio. Em seguida, começou a costura-la.

GRAVAÇÃO DO RIFFT O pesado rifft foi uma grande oportunidade de estarmos completos como banda de rock. Mas esse grande, pesado riff veio de Freddie, não de mim. Isso era algo que ele tocou com a mão esquerda em oitavas no piano. Então tive isso  como guia e isso é muito difícil de fazer, e olha que  Freddie tocava piano de forma excepcional embora não pensasse assim. Na real pensava ser um pianista médio e parou de fazê-lo mais tarde ao longo de nossa carreira.

COMO A CANÇÃO CHEGOU NAS RÁDIOS Nos foi dito que ia ser difícil de vender, mas acabou sendo fácil, porque Kenny Everett roubou a fita de uma sessão de gravação, e ai tivemos que lançar de pronto o"A Night At The Opera" e tomar sobre si mesmo e jogá-lo para morte. Isso fez com que todo mundo acorda-se. Todo o resto das rádios pensaram: "Oh Deus, é melhor ficar com isso rápido ou então vamos ser deixadas para trás!"
Resultado de imagem para bohemian rhapsody live 1975

FAZENDO O VIDEO CLIP - Eu sei que tem sido chamado de primeiro vídeo da música, mas é difícil definir realmente essas coisas. Eu sei do fato de que os Beatles fizeram filmes de 35mm das faixas - mas o nosso era mais como um mini-filme. Foi filmado com o propósito expresso de dá-lo ao Top of the Pops. Para aqueles de nós que se lembram dele, este não era um programa elegante. Top of the Pops não tinha uma boa reputação entre os músicos. Ninguém gostava dele realmente. Ele sempre parecia um pouco mais travestido. Se a sua música tinha qualquer significado, isso parecia escorrer quando você estava de pé sobre uma caixa em um estúdio com muitos adolescentes ao redor. Mas você dificilmente poderia batê-las porque era a maneira que os registros eram vendidos. Tocar Bohemian Rhapsody ao vivo não era provavelmente o mais difícil do álbum A Night At The Opera. Se tivéssemos tentado fazer Good Company, por ex, ou The Prophet's Song, teria sido bem mais difícil fazer.

Assim, colocar na turnê não era nenhuma preocupação particular de Bohemian Rhapsody. Mas nós pensamos que era inútil tentar recriar aquela enorme secção operística, multi-track com apenas os quatro de nós. Portanto, a solução que veio a era; ficar fora do palco, mudar nossa roupa, e voltar e fazer a seção pesada. Essa seção de ópera tem sido muito frequentemente um espetáculo de luz ou um show de vídeo nos nossos concertos - e eu preferia tê-lo dessa maneira do que tropeçar através dele e fazer algo que não é nada como o registro. Ela só faz muito mais sentido para mim a considerá-lo como uma peça de arte performática.
 
A 1A VEZ NA TV -  A 1a vez foi no programa The Old Grey Whistle Test, que exibiu um show inteiro o Hammersmith Apollo, em Londres na véspera de Natal de 1975. Isso foi um grande negócio. Era completamente e totalmente ao vivo. Nenhum atraso ou qualquer coisa. Se tivéssemos tempo para pensar nisso, teríamos ficado muito nervosos, mas na verdade nós só plugamos e pensamos "aha, estamos prontos". Meninos precoces.
 
QUANTO MAIS IDIOTA MELHOR - o filme - Eu não conhecia Mike Myers que escreveu e estrelou o filme, mas ele me ligou do nada e disse: "Fizemos essa sequência incrível no nosso novo filme - será que que podemos ter a sua aprovação e você pode dar ao Freddie para ver?" Então ele me mandou uma fita de vídeo e eu levei a Freddie, que não estava em bom estado naquele momento. Ele estava ... Ele estava confinado em sua cama, mas levei e mostrei para ele e ele adorou. Estranhamente, o humor foi bastante próximo ao nosso. Porque nós já fizemos esse tipo de coisa no carro, saltando para cima e para baixo em nossas próprias faixas!
 
A CANÇÃO SE TORNA SUCESSO PELA 2a VEZ - Há uma camada de humor em músicas do Queen - e Mike Myers conseguiu encontrá-lo em Bohemian Rhapsody. Ele fez isso em um tipo diferente de clássico, e impulsionou-a para uma segunda vida nos Estados Unidos. Há uma enorme ironia lá - porque houve um tempo quando nós completamente possuíamos a América e nós fazíamos uma turnê lá todos os anos. Parecia que não podia dar errado - e depois perdemos América, por várias razões, que são agora história. Freddie tinha um senso de humor muito escuro. E ele costumava dizer: "Acho que vou ter que morrer antes de chegarmos a América de volta" E, em certo sentido, isso foi o que aconteceu. E foi em "Quanto mais idiota melhor" (Wayne World) - que veio completamente fora  e de lugar nenhum -  e que fez isso acontecer.
 
Mas o que isso tudo significa? Eu acho que Freddie apreciava o fato de que havia tantas interpretações da letra. É uma música estranha. Eu acho que é além da análise. Isso não está me fazendo ser evasivo. Eu só acho que é por isso que nós amamos canções - eles podem fazer algo para nós que uma parte do texto não pode. Eu tenho minhas próprias ideias e sentimentos sobre Bohemian Rhapsody - mas eu odeio falar sobre isso, e eu geralmente se recuso

Resultado de imagem para brian may 1975
O LEGADO Eu não estou cansado disso. Você não pode reclamar que as pessoas queiram falar sobre isso todos estes anos mais tarde. Eu ainda gosto de ouvi-la. Se vem no rádio, eu vou aumentar e ouvir. Mas não guitar air. Estou velho demais para o guitar air  agora.

O DVD de 1975 mostra o Queen em  Hammersmith Apollo e que será lançado no dia 20 de Novembro. Foi lá que apresentaram esta canção pela 1a vez em um show da banda...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Boh Rhap em versões curiosas

31 de outubro de 2015 é o 40º aniversário de 'Bohemian Rhapsody'.  Que tal apreciarmos algumas das versões bem legais dessa super composição, criada pelo genial Freddie Mercury com arrajos mais que especiais de toda a banda Queen.

40º aniversário de Bohemian Rhapsody

Resultado de imagem para 'Bohemian Rhapsody'
 31 de outubro de 2015 é o 40º aniversário de 'Bohemian Rhapsody'. Com mais de 6,5 milhões de cópias vendidas em todo o mundo até à data, "Bohemian Rhapsody" é uma das canções mais conhecidas e bem amadas do mundo. O single foi coberto por todos, desde Kayne West durante sua controversa e criticada desastrosa apresentação do single no Glastonbury festival 2015 até Axl Rose, Elton John, Pink to The Flaming Lips e Elaine Paige. 
Resultado de imagem para 'Bohemian Rhapsody' video
 Para marcar o aniversário, neste fim de semana começa o mês de celebrações e oportunidades únicas para os fãs que vão envolver todo mundo. Nesta sexta-feira Roger Taylor se junta a Chris Evans na manhã BBC Radio 2 show e Shaun Keaveny na BBC 6 no Music Breakfast Show. Bohemian Rhapsody será, então, tocada para em todas as principais estações de rádio inglesas para comemorar este incrível recorde. Olhando para o futuro próximo mês, haverá também um documentário Radio 2 'Bohemian Rhapsody' e um novo BBC 2 Documentário. Além disso, sairá um anúncio muito especial do Queen de uma celebre colaboração para a campanha Children In Need.
E a composição foi para sempre imortalizada novamente por Mike Myers e Dana Carvey no hit do filme dos anos 90 "Quanto mais idiota melhor".
Resultado de imagem para 'Bohemian Rhapsody' video
 Amamos "Quanto mais idiota melhor".  Nos dias 6,7,8 de novembro você pode recriar o bater da cabeça  como na famosa cena Bohemian Rhapsody do 1987 (1992)  do filme "Quanto mais idiota melhor" no Famoso shopping Meca Westfield em Shepherds Bush, Londres. Os clientes e fãs serão capazes de filmar a sua própria versão da famosa cena em uma réplica do carro modelo AME Pacer de 1978 usado no filme. Cena completa com perucas e óculos e distribuição de alcaçuz! Todas as entradas serão compartilhadas imediatamente na página oficial do Facebook do Queen e Instagram além de cada pessoa receber a própria foto Polaroid da cena impressa.


 Bohemian Rhapsody Fatos e Números     
 Em 19 outubro o Queen foi agraciado com o Prêmio Individual Clássico do Q Awards, e Alan Carr e Adam Lambert criaram novamente o icônico vídeo de 'Bohemian Rhapsody' music video on Alan Carr: Chatty Man. No início deste mês correspondente da BBC The One Show também olhou para a tomada dessa música clássica.
Resultado de imagem para 'Bohemian Rhapsody'  Q Awards premio
1) A canção é quase 6 minutos de duração, 05:55 para ser exato.2) a EMI e o empresário John Reid consideraram a canção demasiadamente longa e aconselharam uma edição. Kenny Everett apresentou a canção na Capital Radio de Londres em sua totalidade, 14 vezes ao longo do último fim de semana em outubro de 1975 pela Monday Morning  lojas de discos  e por isso choveram pedidos.
3) Bohemian Rhapsody foi a única canção a ganhar um Prêmio ao Queen pela MTV Music Video.• Bohemian Rhapsody versão dos Muppets se tornou muito populares com pouco mais de 47 milhões de visualizações no YouTube.
 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Só 4 acordes e eis uma composição misteriosa!

Resultado de imagem para queen 1973 album
(18/ 10/15 - aqueenofmagic.com) - Estamos bastante familiarizados com a  imagem de Freddie sobre os palcos de meio mundo incitando o público a fazer parte de um espetáculo majestoso. E, claro, também  nos vem à mente o cantor com seu violão para executar a canção "Crazy Little Thing Called Love". Mercury sempre disse que não era um grande violonista. Ou mais precisamente, ele disse que só sabia como tocar 4 acordes. Se estamos atentos à sua forma de tocar, não usa nenhuma palheta, ele mantém as mãos um pouco "duras" e os acordes em questão não apresenta muita complexidade (DO RE + + + do Sol é a estrutura básica). Mas, às vezes, Brian e Roger disseram que o próprio Freddie tocava bem este instrumento, mas nunca esbanjado em excesso.
Você sabe, que Freddie  realmente gostava de criar um show, ser um frontman e especialmente tocar um piano como muito poucos o fizeram ao longo da história do rock. Mas agora pode ser um bom momento para que nossa memória vá direto ao  segundo disco da banda, Queen II. 

Lá encontramos o fabuloso tema "Ogre Battle" com uma letra começando, a nosso conhecimento, entre o escuro, o poético e enigmático:
**Era uma vez um homem velho que me contou uma história.
Quando o flautista está desaparecido e a sopa está fria sobre a mesa.
E o corvo negro voa procurando um novo destinoisso é um sinal. "**

Resultado de imagem para queen 1974 tour
4 minutos e oito segundos de composição que alimenta riffs de guitarra harmônica de luxo em primeiro plano, nuances, partes complexas ... mas tudo isso é devido a uma base, um pilar, esse fundamento da canção. A estrutura base  disso foi composta por Freddie com violão! 
Não vamos contradizer a Mercury, mas claramente sim, ele sabia tocar guitarra. Não no nível de Brian May, é claro. Eles não poderiam fazer comparações de seus solos, nem entre eles começar a fazer um "Batalha de Ogros" (tradução de "Ogre Battle"). Mas é verdade que Freddie, em um microfone, em um piano ... ou até mesmo numa guitarra,  fazia a sua batalha... e assim mostrava que era um compositor excepcional.