sábado, 22 de fevereiro de 2014

Queen of the Pops: 40 anos de Queen no Top of the Pops...

(Aqueenof magic.com -) 21/2/14 - texto  Azucena García-Carpintero  
21 de fevereiro de 1974. 
    
A máquina do tempo nos leva de volta para o Reino Unido , onde 4 membros de uma banda que estava começando e se mostrando, apareceu pela primeira vez na televisão. Franjas, um certo brilho, couro , um som personalizado e um cantor carismático sem medo das câmeras. A TV levou o Queen com Seven seas of rhye direto aos lares britânicos através do programa Top of the Pops ( TOTP ), cujo público atingido foi mais de 15 milhões de telespectadores entre os anos 70 e 80 anos e que era apresentado na BBC inglesa.
 
O 1o álbum do Queen (Queen, de 1973) tinha passado desapercebido pelo cenário musical. O grupo precisava de uma única e forte carta que tivesse " validade musical, admitiu Roger Taylor na época. Dito e feito. O que tinha sido uma música instrumental no primogênito álbum do grupo, tornou-se verdadeira declaração de intenções da banda no álbum seguinte, o Queen II, que marcou sua ascensão à fama.
Seven seas of rhye era simplesmente : o domínio do piano Mercury , Brian May na guitarra e o poder de Roger Taylor na bateria , vocal intenso, num trabalho dos quatro membros .

Seven seas of rye foi idéia de Freddie Mercury , mas sua reinvenção foi o resultado de um trabalho conjunto com Brian May , que ajudou a transformar os primeiros compassos do piano na canção de 1974. No documentário da BBC Days of our lives, o guitarrista reconhece que quando o álbum saiu , Freddie Mercury, o líder da banda assinou a autoria completa e disse: "Minha idéia e minha escrita , por isso é a minha música".
  "Polêmicas à parte , o resultado do que sabemos agora é um esforço de equipe e que a primeira aparição no Top of the Pops , que substituiu de última hora um artista que não podia estar na data, mudou o curso da formação. Na viagem desses anos todos, que teve o programa durando longos anos ( 1.964-2.006 ), artistas como The Beatles, The Rolling Stones, Jimi Hendrix e David Bowie tinha ido a esse palco. Não admira que Brian May comentou que interpretar essa canção era uma prova de que seu grupo estava começando a ter um nome. Em Days of Our Lives, Taylor também reconhece o impacto dessa aparição na televisão : "O álbum pulou direto para o top 10... Ele teve um enorme impacto"- Ainda assim, o baterista admite que para ele o programa era " terrivelmente chato , um lixo ", até porque ninguém tocada ao vivo. 
 


Para piorar a situação, no dia da gravação houve uma greve na BBC, de modo que o trabalho precisou mudar dos estúdios oficiais para outro lugar na última hora, definindo a apresentação. O Queen tinha as melhores experiências no cenário do programa naquele ano, onde se deixou cair ao ritmo de Now I’m here e Killer Queen. Nos anos seguintes o programa lançaria o vídeo de Bohemian Rhapsody, dançaria ao som de Good old fashioned lover boy, levantaria os braços, no ritmo futurista de Radio Ga Ga, entre outras aparições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário