quinta-feira, 25 de julho de 2013

Brian sobre o 'Brighton Rock' solo e sua tecnica


Como noticiamos,'Brighton Rock' estava hoje disputando como o melhor solo de guitarra com "Crazy Train" (Randy Rhoads, da banda do Ozzy). No site do voto, encontrei esse texto bem legal que conta um pouco de como Brian se inspirou tecnicamente para conseguir compor este solo genial, considerado um dos melhores das composições de Brian, embora claro, outros solos de Brian são igualmente grandiosos.

Brighton Rock' solo e sua técnica.
 Mundialmente venerado por suas orquestrações de guitarra luxuosos e de bom gosto de retenção britânicos, Brian May "chutou em cima nos traços de alta energia" no 3o álbum do Queen, Sheer Heart Attack. Um dos passeios mais baseados no blues de May de sempre, é a parte do solo estendida da canção ‘Brighton Rock’ que nasceu de experiências do guitarrista com uma unidade "delay" de fita Echoplex. Seu objetivo inicial era reproduzir suas várias partes harmônicas de guitarra ao vivo no palco com o Queen, nos dias antes dos harmonizadores serem inventados.
Brian: "Eu comecei a mexer com o Echoplex, com o atraso que se produzia na época, que estava disponível," lembra. "Eu virei o modo de "regeneração" do som, experimentei até que foi me dando múltiplas repetições. Eu descobri que você pode fazer muita coisa com isso, você pode criar ritmos e jogar contra eles, ou você pode jogar uma linha e em seguida, jogar uma harmonia para ele.
('Brighton Rock' live em 1976)

"Mas eu decidi que o atraso que eu queria não estavam disponíveis no Echoplex. Então eu modifiquei e fiz um novo trilho, o que significava que eu poderia deslizar a cabeça junto e fazer o atraso de qualquer tamanho que eu queria, porque a distancia física entre as duas "cabeças" é o que deu a demora, o atraso. Eventualmente, eu tinha dois Echoplexes home-adaptados. E eu descobri que se você colocar cada eco através de seu próprio amplificador, você não teria qualquer interferência desagradável entre os dois sinais. Cada Amp seria como um full-blown, sustentável, sem distorção de guitarra que não tem nada a ver uma com a outra.

"Então, 'Brighton Rock' foi a primeira vez que se subiu em um registro assim. Eu já tinha tentado isso ao vivo no palco no meio de 'Son and Daughter' - do auto-intitulado álbum de estréia (Queen de '73), quando da primeira turnê fazendo a abertura com Mott the Hoople. Foi muito bruto em primeiro lugar. Mas eu certamente tinha me divertido muito com ele. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário