Faz 40 anos neste dia 5 de julho que o Queen lançou seu 1o single:'Keep Yourself Alive'
O tema foi o 1o que Brian ensinou a Roger e Freddie en 1970 e foi gravada primeira vez entre setembro e dezembro de 1971 junto a 'Great King Rat', 'Jesus', 'Liar' e 'The Night Comes Down' nos estudios De Lane Lea como parte da primera sessão de gravações do Queen. Inicialmente, a introdução era tocada em guitarra acústica com o riff original transformando-se depois em versão com guitarra elétrica com um toque similar a 'Pinball Wizard' de The Who de 1969. A versão do De Lane Lea studios de pronto tem ótimos arranjos vocais de Freddie e um super toque de bateria de Roger. Foi sempre a versão preferida de Brian: "A 1a versão feita no De Lane Lea tem aquele toque, é muito boa e tem algo que parece que falta na versão lançada do single. Mas eles nos fizeram regravar todos os temas e regravamos 'Keep Yourself Alive', com Roy T.B. que era muito exigente, realmente. Pensava que era terrível e estava muito descontente com a versão final." Assim a banda regravou várias vezes e chegaram a conclusão de que o que desagradava na verdade era a mixagem final feita por ele. Assim fizeram vária mixagens com vários tecnicos de sons diferentes e a versão de Mike Stone, seus próprio técnico de som, foi o que mais agradou.
Por isso Brian nunca se contentou com o que saiu ao final no álbum Queen e no Single.
Entre as muitas coisas, o que também desagradou a Brian foi a interpretação da letra por parte de Freddie. Brian escreveu a letra com um toque de humor com uma clara influência dos anos que passou no Smile e seu fracaso comercial. E Freddie a cantou de uma forma que Brian não ficou contente. Esta música é uma das únicas músicas com exceção de" Let me Live" que Freddie, Roger e Brian cantam separadamente trechos da canção. Brian só interpretou sua 1a canção inteira no álbum seguinte, Queen II e Roger já teve a sua estréia nos vocais em 'Modern Times Rockn Roll'.
(versão do De Lane Lea studios demo)
Finalmente, o single foi lançado duas semanas antes do disco, em julho de 1973. Brian sugeriu que o lado B fosse 'Son And Daughter'. E como a canção era grande pela introdução não foi tocada nas rádios e assim não apareceu nas listas de singles, sendo o único single do Queen que não apareceu nas listas do hit parade das vendas. Apesar da canção ser regeitada pela BBC cinco vezes, alcansou certo prestigio em Connecticut, Massachusetts e no Japão.
O Queen fez uma espécie de videoclip da música junto a Liar, para aparecer no programa Top of the pops e para outros programas. Mas no final não foi assim. Duas versões foram filmadas: A primera foi em 9 de agosto de 1973 em Brewer Street Studios, dirigido por Mike Mansfield mas foi recusada pela banda pois não gostaram da iluminação que fizeram pro vídeo. Assim essa foi a única versão que não foi mostrada. Já a segunda versão foi filmada em 1 de otubro em St John's Wood, um pouco antes da banda começar uma extensa tournê junto a Mott The Hoople. O vídeo foi dirigido por Queen e Barry Sheffield (o manager da Trident Productions), e mostra unm sistema de luzes mais de acordo com suas idéias. Depois o video chegou a aparecer tanto en Box Of Flix como no DVD GVH1.
Versão que aparece no Box Of Flix como en el DVD GVH1.
Devido em parte a toda a controvérsia sobre estes vídeos, nunca foram lançados para TV.
A BBC então fez uma compilação de imagens em julho de 1973 para o programa de The Old Grey Whistle Test e assim não houve nenhuma problema por parte da banda. Fizeram então um mix de imagens em preto e branco antigas do presidente Franklin Delano nos finais dos anos 30. Este material junto a imagens de outros dos videos foi refeito pela The Torpedo Twins em 1992 para a inclusão do VHS do Greatest Hits americano.
Keep Yourself Alive foi interpretado ao vivo praticamente durante toda a carrera do Queen, desde 1970 a 1981 mas não na Hot Space Tour de 82. Depois voltou mais uma vez em 1984 e 85 na The Works Tour. A banda foi modificando a forma de tocar a música consideravelmente ao longo do tempo e sempre foi base para as suas improvisações.
Versões para a BBC foram gravadas: as duas eram mixes das versões de estúdio com novas gravações da voz principal. A1a realizada eem 5 de fevereiro de 1973 nos estudios Langham 1 e foi produzida por Bernie Andrews (esta versão apareceu mas tarde na compilacão, Queen At The Beeb, em 1989); a segunda foi produzida por Jeff Griffin e realizada no mesmo estudio em 25 de julio.
Finalmente, em 1975, a Elektra Records achou que seria bom relanzar nos USA o single 'Keep Yourself Alive' devido a sua popularidade nos USA. Enquanto estavam gravando seu 4o álbum, o Queen aceitou em 2 de julho entrar de novo nos estudios Trident para gravar de novo a canção tentando colocar novas idéias diferentes do original. Mas que azar, pouco depois eles assinaram contrato com os irmão Sheffield e todas gravaçõe refeitas foram postas de lado por problemas legais com os direitos da música. A Elektra lançou o single mas editado com a versão original do álbum, sem esta versão nova. Então a nova versão ficou inédita até 1991.
(esse é o lado B do Queen Master Room Acetate com a regravação longa do lado A-side. Recentmente em (2011) Brian disse que poderia ser a versão refeita em para um possível relançamento em 1975.)
Na reedição dos álbuns feita pela Hollywood Records, ela foi colocada como bonus track do primero disco. 20 anos despois, os outros fãs da Europa do Queen tiveram a oportunidade também de ter o tema de forma oficial, na versão deluxe de ANATO reeditada por Islands, em 2011. Esta vez, o single estava colocado cronológicamente aonde pertencía; na época de ANATO. Fonte do texto: http://thisistheblogwecreated.blogspot.com.br/2012/03/analisis-canciones-keep-yourself-alive.html
E pra terminar uma versão super maravilhosa ao vivo, Queen 1981 São Paulo(áudio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário