domingo, 12 de janeiro de 2014

Roger 2013: French magazine, Toute La Culture

Roger TaylorLondres, segunda-feira, outubro 28, 2013 .
 (mas a noticia só saiu no Brianmay.com em 8 de jan de 2014)

Roger Taylor, baterista e um dos membro fundadores do Queen , que vendeu mais de 330 milhões de discos, vencedor do recorde do álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido, o Queen Greatest Hits , 1981, não menos que os  Beatles e Rolling Stones! Nosso músico é o criador de alguns dos sucessos mais memoráveis ​​do grupo ( "Radio Gaga ", " A Kind Of Magic ", " Days of Our Lives " ... ), mas também o primeiro dos quatro a ir fazer trabalhos solo e criador de uma nova banda paralela o The Cross . Notícias do músico agora estão relacionados com o lançamento de seu 5o álbum solo, Fun On Earth (Universal)  e a reedição de todo o seu catálogo solo e, finalmente, ajudando a preparar o filme sobre a vida de Freddie Mercury , seu amigo que nos deixou muito cedo, e foi fonte inspiração para muitos.Tudo isto justifica um bom jogo.

Roger , obrigado por ter nestes dia um pouco de anárquica.  Notícias enriquecedoras para você neste momento. E em seu novo álbum lançado e intitulado Fun on Earth, uma canção política falou comigo : Unblinking Eye"...

Eu a escrevi em 2009 , fala do compromisso do meu país para lutar no Iraque e eu literalmente fervendo : esta é uma canção sobre a incapacidade das pessoas para enfrentar os líderes estúpidos. Entenda , houve uma marcha de dois milhões de pessoas nas ruas de Londres para dizer não a esta guerra e nossos líderes realmente não deram a mínima !Em vez de lidar com a ascensão paroxística na pobreza que assola o país , continuando a afetar as liberdades individuais , o governo agora estava envolvido em uma guerra cara , financeiramente e humanamente imoral.

Você escreve textos muitas vezes muito comprometidos em canções de seus álbuns solo , enquanto que, inversamente, o Queen foi definido como um grupo de entretenimento, absolutamente apolítico.
Sim, é isso mesmo, nós nos recusamos , coletivamente, a qualquer mensagem política e é uma das razões que me levaram a fazer isso nos meus próprios álbuns , para expressar mais profundamente os meus sentimentos , e ter essa liberdade de expressão individual , sem os meus amigos do grupo por trás do meu ombro para me dizer : "Você deveria mudar essa sentença ou tal acorde , soaria melhor! "


Outros membros do grupo recusaram suas canções políticas?Não, este não foi o caso, porque eu nem sequer me atrevi a oferecer-lhes !  


Existem apenas três faixas de todo o grupo de composições do Queen , que fala de assuntos envolvidos "White Man" sobre o estado dos Indios americanos (A Day At The Races , 1976) , " One Vision " ( a Kind Of Magic , 1986) e " Innuendo " ( Innuendo , 1991), os dois últimos sendo suas criações , que coincidência!

Sim, mas para ser muito preciso , eu apenas escrevi a letra de " Innuendo ", com contribuição Freddie : o título fala de nosso compromisso sem fim contra o racismo , a superstição e o fanatismo em vigor nas religiões, todas essas idéias nocivas que florescem tão bem nesses dias ..." One Vision ", eu estava inspirado no famoso discurso de Martin Luther King. Eu a escrevi após a nossa presença no Live Aid , em uma explosão de entusiasmo após esta maravilhosa ação  fundada por Bob Geldof.


Pondo pra fora sua carreira solo : em seu segundo álbum, a faixa-título "Strange Frontier " (1984 ), inspirado muito em B. Springsteen, fala da Guerra Fria : " Leve seus filhos enquanto ainda há tempo / mas você não têm para onde ir ... "

Isto pode não parecer tão forte hoje, mas a ameaça nuclear era muito assustadora naquela época e dolorosamente me fez lembrar de um outro tempo, quando eu era criança, durante a chamada invasão a
Bahía de Cochinos (que fica na costa sul de Cuba), no início da década de 60 em que Kennedy e Kruschev eram rivais. Nós treinamos para se esconder debaixo da mesa o mais rápido possível em caso de alerta nuclear, que angústia! Mas, na verdade , todo o álbum foi escrito com um tom das " ameaças atômicas" pedaço por pedaço sobre nossas cabeças.


No álbum seguinte ( Happiness , 1994), o título " Dear Mr Murdoch " fala dessa imprensa marrom que existe na Grã-Bretanha e que Freddie Mercury, que estava doente, tinha sofrido tanto, ele foi assediado por paparazzi ...E nada mudou desde então ... Nossos líderes se recusam a aprovar leis que possam protegem a privacidade , como vocês tem na França. Eles preferem deixar o povo brutalizado com imagens e artigos bestificantes ... Nossos políticos são zero, eu não gosto !


Também neste álbum , a canção " nazist" , em 1994, criou uma polêmica ...Escândalo incrível em uma democracia! Ela fala de neo-nazistas que negam o Holocausto e apenas expressa o fato do que encontramos no caminho, eles não têm nenhuma chance! Eu assisti a um documentário na TV sobre a ascensão desse fenômeno na Alemanha e na raiva, a canção foi escrita nas duas horas que se seguiram. E por alguma razão que eu não posso explicar, o título funcionou muito bem, foi censurada pela BBC, e removida nas lojas de discos. Eles, é claro, receberam ameaças, mas eu acho que essa é a atitude correta a adotar para essas pessoas.


Neste álbum , a canção " Old Friend " é dedicado a Freddie, e no próximo álbum , Elétric Fire ( 1998), o título " Were are you now? " refere-se à ausência de um ente querido. Ainda é Freddie ?


Sim, eu me sentia, há quase dez anos depois de sua partida, a sua ausência e ainda estranho, embora um pouco mais diluído em nossos dias. Estávamos muito próximos, amigos , colegas de trabalho, ele era meu padrinho e nós riamos o tempo todo! Nesta canção , eu evoco a sensação de estar vagando: "Eu preciso de um plano de vôo , uma direção / Preciso agora / Diga-me onde você está , porque nós precisamos de você..."


No álbum Electric fire, tem "Pressure On"...., " eu penso em você e eu, temos crescido velhos / mas nós ainda sentimos que não somos livres. "Você acha que sua geração que experimentou a Swinging London era muito livre ? Tão livre ? Pense você! Nunca é demasiado grátis! Quando eu era criança, meus pais me deixavam fazer o que eu gostava , mas em um ambiente seguro. Eu odiava a escola , mas a nossa educação era boa e eu acho que não é realmente o caso hoje - computadores , na minha opinião, tomar muito na vida das crianças : elas tendem a substituir o contato humano .



Neste álbum de1998 , existe esta canção, " Believe In Yourself" "Eu pensei que era um perdedor / Eu perdi tudo o que eu fiz. "  Ao que você estava se referindo?
Esta é uma mensagem muito simples para todos nós: eu odiava a escola , eu não era lá e eu realmente pensei que nunca iria fazer nada na minha vida! Apenas siga seus sonhos , acreditar em si mesmo , nada de ser revolucionário ...


Teve mais certeza, segurança, quando o grupo começou a caminhar pra frente? Eu estava confiante nas minhas capacidades para a bateria e o fato de que eu poderia cantar. Quanto à composição, não, eu tinha muito pouca confiança e me levou muito tempo e trabalho antes , penso eu, para chegar ao ponto. Os primeiros títulos que sugeri ao grupo foram muito ruins!



Como você se sentiu em seguida, quando uma de suas canções , "Radio Gaga " (The Works, 1984) escrito para o grupo, tornou-se pela primeira vez um grande sucesso? Claro, imenso orgulho ! Freddie, como designer fantástico, realizou um papel de liderança, foi o protagonista do sucesso do grupo e eu não acho que um dia começe a criar coisas como ele. Mas você deve saber que éramos amigos verdadeiros e a "ligação entre nós" tinha mais prioridade e força sobre o ciúme! Freddie sempre me incentivou a compor, como ele fez com o nosso baixista John Deacon, criador de hits como " Another One Bites The Dust " e " I Want To Break Free ". Finalmente, na 2a parte da carreira da banda, a seção rítmica assumiu a direção a cargo do mestre em termos de sucessos!


Sobre personagens: no álbum The Miracle (1989), a decisão ( da autoria das canções) é feita em nome de todos para acalmar as preocupações do ego, e coletivamente reafirmar todos os títulos. Foi uma iniciativa do Freddie, e foi fantástico! A idéia era parar de brigar para colocar o seu título como único e co- escrever juntos para melhor. Acho que isso mostra, de alguma maneira em termos de qualidade, o milagre de seu sucessor Innuendo (1991 ), quando comparado aos anteriores.


Voltemos para a notícia do seu último álbum, o que é a canção " Fight Club" ? Observando fiquei um pouco triste percebendo  que a existência de qualquer ser , por causa de seu nascimento, está ligada a um determinismo social, difícil de extrair. Bem-vindo ao clube , onde ele vai tentar o seu lugar para lutar , enquanto tenta manter-se um homem com dignidade e respeito ...


Em seu novo álbum, que é o tema de "Quality Street" ? Ela fala de aspiração muito terra-a- terra por um sonho do trabalhador de uma casa, uma esposa, um carro. Encheria sua vida mas seu universo mental não permite o acesso a uma outra dimensão ... E contra todas as probabilidades , ele descobre um diamante que irá mudar o curso de sua existência, mas mantemos o mistério , é preciso ouvir a música !



        Seu atual single "Sunny Day", passa muito tempo no rádio como um Hino á Alegria! Você se lembra de seu primeiro choque musical, no momento em que disse para si mesmo : " Isto é o que eu quero fazer ! "

Ah sim ! muito precisamente ! Tinha 7 anos, e "Rock Around The Clock ", de Bill Haley acontecia na BBC, que tapa ! E a rádio na época, era tão conservadora, tivemos uma escolha durante todo o dia entre Doris Day e Frank Sinatra , que a mediocridade !E então esta música tão diferente, com Elvis , um pouco mais tarde... Sim, os tempos estavam mudando , algo iria acontecer , estavam limpando as coisas empoeiradas ...Eu disse: "Eu quero ser parte disso!


 
E sobre o seu processo criativo ? Você escreve o primeiro texto ou a música ?Depende, varia ! Assim, " One Vision " (Queen , A Kind Of Magic , 1986), as palavras vieram -me em primeiro lugar, como uma espécie de poema no meio da noite ..Às vezes é o contrário: você encontrar uma boa progressão de acordes no teclado e em seguida, adapta o texto , por exemplo," Be With You " do novo álbum. 


   Quais são os seus gostos musicais atuais?

 Eu acho que hoje em dia, a música é muito formatada. Para os contras, as mulheres ocupam mais espaço no cenário atual , o que eu gosto. Eu aprecio uma banda irlandesa chamada Sigur Ros , uma atmosfera que me enche os sonhos. 




Você tem uma relação especial com a França ?
  

A mãe dos meus dois primeiros filhos é o francêsa. Eles receberam uma boa educação em casa, eles foram para o liceu francês em Londres e foram alunos brilhantes , estou muito orgulhoso deles. Eu acho que seu sistema de ensino é melhor do que o do Reino Unido.

 
 
  Para promover o legado musical do Queen, você criou um  grupo que reproduz os maiores sucessos: o QueenExtravaganza, que tocou na Inglaterra. Eles reproduzem à perfeição as tão ricas harmonias vocais que você ajudou a escrever com Brian e Freddie.  Foi Fácil para você tocar bateria e cantar no palco? Você estava competindo com Freddie ?
Não, não em tudo! Ficamos braço-abraço uns dos outros, éramos um grupo! Freddie estava muito feliz por estar vocalmente apoiado, me estimulou a se perguntar se não era cansativo, mas eu adorei ! Ele pegava o (tom musical) do baixo , quando eu era por voto a 2o segunda voz e havia um alinhamento natural entre nós, é como se estivéssemos brincando de gato e rato vocalmente !

Exemplo perfeito de seus comentários é  "Action This Day " ( Hot Space , 1982) executada ao vivo durante a sua turnê japonesa , em 1982. E às vezes em " Somebody To Love " ( Day At The Races , 1976) , especialmente em Montreal em 1981, terminando e liderando absoluto a canção! Foi improvisado! Isso aconteceu quando Freddie estava exausto já indo ao final da canção. Senti que ele já não podia e assumi: Devo dizer que ele colocou toda a sua alma quando ele cantou o começo e o meio , parecia um tanto autobiográfica ...

 Sobre a cena após a turnê do lançamento de seu último álbum solo até o momento (Electric Fire, 1998) , você não disse que queria voltar, você mudou sua mente hoje?
 Tudo vai depender da recepção dada a Fun On Earth. Em 1998 , eu estava irritado com a falta de sucesso do álbum , mas eu estava muito orgulhoso de minhas músicas. É por isso que demorou tanto tempo para fazer um álbum. Mas se ele funcionar bem, vou fazer uma turnê de Inglaterra e por que não, visitar Paris.

 

Lembro-me de uma bela show em Paris , em 1994, nos estúdios da Europe 1 na saída da da musica Happiness. Com o Queen , você deixou a  estrada nos últimos anos. Por que sua associação com Paul Rodgers parou ?
Em nossas mentes , não foi , como você imagina, substituir Freddie, mas foi por um tempo determinado , para ser associado com outros cantores . O fato de que Freddie era um grande fã de Paul , vocalista do grupo Free, foi fundamental para a nossa escolha. Grande foi o período entre 2005 e 2008 e muito agradável. Mas, no fundo, Paul é um cantor de blues e eu acho que interpretar no palco "I Want To Break Free " deve pesar para ele! ficamos muito bons amigos e não é dito que eu não acabaremos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário